sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Andamos a meio gás...

Continuo ausente, eu sei...
Mas os dias passam a voar, precisava que cada dia tivesse pelo menos mais 5 ou 6 horas para ter tempo de fazer tudo o que quero e preciso. Entre planeamento de festas, trabalho, miúdos doentes, e as coisas banais do dia-a-dia nem dou pelas semanas a passar.
Ando cansada, muito cansada, e por isso nem tenho tido tempo de vir aqui a este cantinho que eu tanto adoro. Mas há prioridades e neste momento a minha são os meus filhos.
Para a semana a M. faz anos. 4 anos! O tempo voa, eu não vos digo? Engraçado como me lembro do dia do nascimento dela como se tivesse sido há 2 minutos. Estou certa que lembrar-me-ei dele até ela fazer 50 anos, pelo menos! Também é assim com o T. E já lá vão 2 anos... O meu bebé já está crescido. A minha bebé já está grande, anda numa escola de crescidos, está cada vez mais alta, cada vez mais desenvolvida. Ontem zanguei-me com ela ao jantar. Disse "caraças" e começou a rir-se. Sabe que está a dizer mal. Perguntei-lhe onde tinha ouvido aquilo e prontamente respondeu-me que tinha sido o Eduardo. Fiquei meia sem saber o que fazer. Por um lado tinha de a repreender. Por outro não podia dar demasiada importância para que ela não o repita só porque sim. E aos poucos vou acompanhando estes crescimentos, estas novas vivências, esta suave perda da inocência...
Não estou triste, nem me zanguei verdadeiramente. Mas sinto que já não é nenhuma bebé. Mesmo que ainda precise de dormir a sesta, contra todas as recomendações do Ministério e sei lá de mais quem. Não consigo perceber isto. Faz-me confusão que alguém pense sequer que um miúdo com 4 anos não precise de dormir. Até eu precisava... No outro dia li este artigo que me deixou a pensar. Assisti, na reunião de pais, a opiniões fantásticas acerca da abolição da sesta. Sou a favor de respeitar o ritmo e necessidades de cada um. Concordo a 100% com o Dr. Mário Cordeiro. Esta semana tive de pedir à educadora da M. que a pusesse a dormir um bocadinho todas as tardes. Ela disse-me que já tinha notado o cansaço da M. e que iria tentar, mesmo que a logística nem sempre fosse fácil. Ontem foi o primeiro dia. E correu muito melhor do que nas outras noites. O final do dia estava a tornar-se incomportável, impossível de gerir. Não vale a pena. Não quero apressar o crescimento dela. Eu, se pudesse, também dormia a sesta de bom grado. Como é que uma criança de 4 anos não dorme?
Confesso que tudo isto está a mexer comigo. Felizmente conseguimos resolver tudo. Porque o que importa são as crianças e o seu bem-estar. E isso não pode ser conseguido a todo o custo. Todas as crianças têm o seu ritmo... temos de aprender a respeitá-lo. Chegará a altura de ela deixar de precisar de dormir a sesta. Até lá vai aproveitando a infância...
Bom fim-de-semana a todos

2 comentários:

  1. A tua sabedoria é muito invulgar na tua idade, filha. Mas, como costumo dizer-te, "tu és velha!"
    É mesmo isso, temos de respeitar os ritmos de cada um e os metabolismos. E ela terá tempo para tudo.
    Para a semana, cá estaremos, se Deus quiser, para assistir aos 4 anos da nossa princesa! Está tão crescida!!!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, princesa, são as prioridades deste país que tem muito que evoluir. As crianças não crescem por decreto.

    ResponderEliminar