quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Às amigas (às minhas)

De acordo com uma tradição açoriana com cerca de 100 anos, comemora-se, hoje, o dia das AMIGAS! Dita a tradição que nas 4 quintas-feiras antes se dedica um dia a cada "grupo" de pessoas das nossas vidas. A primeira 5ª feira é o dia dos Amigos. A segunda (que é hoje) é o dia das Amigas. A terceira é dia dos Compadres e a última 5ª feira antes do Carnaval é dedicado às Comadres.
Dita a tradição que hoje deveríamos juntar as amigas todas (ficando os homens em casa) e ir jantar fora. Acho que não vou conseguir fazer isso mas não queria deixar de dedicar este dia às minhas amigas. Às amigas de sempre, às que importam....
Assim, e em primeiro lugar, quero dedicar este dia à minha amiga mais especial de todas, à mais antiga, à que melhor me conhece e à que gosta de mim incondicionalmente: a minha mãe!! É ela a minha maior amiga e a pessoa em quem mais confio neste Mundo. Perdoem-me as outras minhas amigas (também elas - todas - importantes na minha vida) mas a verdade é esta.
Depois, quero agradecer à minha outra amiga incondicional, que a vida se encarregou de trazer até mim. Aquela amiga que é a minha segunda mãe, aquela que tenho a sorte de ter na minha vida e a quem os meus filhos chamam de avó A.
Agradeço também às minhas tias, minhas grandes amigas e confidentes. Uma tia é uma amiga para a vida e as minhas são, sem dúvida!!! Obrigada por fazerem parte da minha vida.
Não posso deixar de falar de amigas sem falar nas minhas irmãs. P., L. e D. um feliz dia para vocês. Sei que não poderemos estar juntas hoje mas não me esqueço de vocês e do quão importantes são na minha vida. Sabem que vos adoro não sabem?
Tenho de fazer um agradecimento especial à melhor amiga da minha mãe. É que ela é "a minha pessoa" e sei que posso contar com ela até ao fim do Mundo! Sim, é uma GRANDE amiga e que está sempre pronta a tudo o que seja necessário - e o que não seja, claro! :) Obrigada N.
Quero ainda dedicar este dia à minha primeira amiga de infância. A C. é alguém que não vejo há alguns anos mas que foi uma pessoa muito importante na minha vida. Não me esqueço dela e nunca me esqueço do dia 25 de junho, que é o dia do seu aniversário.
Desejo um feliz dia das amigas à minha amiga R. Somos amigas há quase 20 anos, sabias? MEDO! Ou então não. Mesmo que estejamos alguns dias sem falar a amizade está lá sempre. Somos diferentes, é um facto. Mas compreendemo-nos e temos estado presentes na vida uma da outra. Temos a sorte de os nossos maridos serem amigos e sei que os nossos filhos também o serão.
Feliz Dia das Amigas minha querida V. A minha comadre (também comemoramos este dia daqui a 2 semanas, boa?). A minha irmã filha de outra mãe... A pessoa com quem partilho tudo, desde medos a desejos, desde tristezas às maiores alegrias. Tu ris e choras comigo e eu rio e choro contigo. Sempre! Obrigada por fazeres parte da minha vida.
Tenho de agradecer também a uma pessoa que entrou na minha vida sem eu dar conta. Éramos só colegas de trabalho. Não esperava que a diferença de idades pudesse transformar-se nesta grande amizade que temos uma pela outra. Passamos muito tempo juntas e sinto-a como a minha alma gémea. Basta um olhar para nos compreendermos e a verdade é que vemos a vida de uma forma muito semelhante. Temos sido o porto de abrigo uma da outra e ela tem sido MUITO importante na minha vida e no meu dia-a-dia. Obrigada T.!
Não posso esquecer a minha amiga mais novinha: a minha M. Espero poder ensinar-lhe o poder da amizade, a força do gostar e espero que ela saiba sempre que terá em mim a sua melhor amiga, tal como eu tenho na minha mãe a minha!
Por fim, mas não menos importante, tenho de agradecer à minha amiga mais recente. Aquela que entrou na minha vida há muito pouco tempo. Mas não faz mal porque gosto mesmo dela. É a mãe do meu afilhado e criámos uma relação muito gira. Espero que a consigamos manter durante muitos anos... Gosto de ti C.!

Desejo-vos a todas um Feliz Dia das Amigas! Porque a vida é feita destas coisas. E porque nunca é demais dizermos às pessoas de quem gostamos que elas são importantes para nós. Mesmo que saibamos que ela saibam. Quem não gosta de ouvir um "Gosto de ti" ou "És especial para mim"?

1 comentário:

  1. E eu gosto mesmo MUITO de ti. E também acho que és mesmo muito ESPECIAL. E mesmo correndo o risco de parecer exagerada até porque sou tua mãe, o que faz de mim a maior suspeita, digo que és mesmo LINDA, és uma pessoa tão BONITA e mereces tudo o que as tuas amigas, TODAS, te dão. Verdade, mesmo!

    ResponderEliminar